Diante do quadro energético mundial e das futuras demandas de energia verificam-se os seguintes problemas:

  •  O consumo de combustíveis fósseis está aumentando, juntamente com a emissão de gases nocivos à atmosfera. Portanto deve-se desenvolver novas tecnologias para reduzir a emissão de gases e o consumo desses combustíveis.
  • As fontes de energia nos modelos atuais estão esgotando-se, conseqüentemente tornam-se cada vez mais caras, por isso devemos aproveitá-las da melhor forma;
  • Os órgãos ambientalistas estão cada vez mais exigentes quanto ao cumprimento das leis ambientais;
  • As atuais fontes de energia, por serem em grande parte de natureza fóssil liberam grandes volumes de CO2 na atmosfera, agravando cada vez mais o problema do efeito estufa no mundo;
  • O custo dos combustíveis cresce cada vez mais, representando um elevado ônus à economia das nações.

Assim, o estudo de novas tecnologias para reduzir o consumo de combustível nos veículos automotores, torna-se cada vez mais imprescindível, sendo que o resultado também será benéfico à natureza mundial, pois pode-se obter redução de níveis de CO2 lançados na atmosfera amenizando o aumento do efeito estufa .

Existem várias maneiras para reduzir o consumo de combustível em automóveis, mas estas necessitam de estudos teóricos e práticos, para que possam ser usadas pelas indústrias automobilísticas.

O Brasil destaca-se mundialmente no estudo de fontes alternativas e renováveis, tais como etanol e o Biodiesel, podendo ser destaque também em tecnologias de melhor aproveitamento dos combustíveis fósseis utilizados até então.

Desde 1910 até hoje, o consumo de combustíveis foi reduzido em dez vezes, fruto da tecnologia. Atualmente, os carros populares chegam a percorrer 18 km com um litro de gasolina. Sendo muito otimista, daqui a 20 ou 30 anos pode-se chegar ao patamar de 100 km/l. Neste contexto, projetos como este funcionam como um embrião para fomentar o processo de pesquisa.