Percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível possível. 

            Esse é o objetivo da Maratona Universitária da Eficiência Energética, que é realizada anualmente no Kartódromo Ayrton Senna localizado no Autódromo de Interlagos-SP.

            A maratona é realizada desde 2004, nesse ano a competição era apenas com carros movidos a gasolina, no ano seguinte foi introduzido á competição o carro elétrico e em 2009 o carro a etanol. Ela é realizada em três dias, sendo que cada carro tem uma tentativa por dia para realizar o percurso, totalizando três tentativas na competição.

            Nos carros movidos a gasolina e a etanol, o tanque, que é dado pela competição, é pesado antes e depois de o carro percorrer as doze voltas exigidas, e após é feita a média da quilometragem por litro do carro, utilizando algumas informações como a diferença do peso do tanque e também alguns dados gerados pelo GPS instalado no carro, sendo cobrada uma média de 24Km/h. O carro elétrico é movido por uma bateria de 4 ampéres, seu objetivo é andar o máximo possível com essa bateria, e após o carro permanecer cinco segundos parado a sua prova é considerada concluída, então é verificado no GPS a quilometragem feita por ele, tendo em vista uma média de velocidade obrigatória de 15Km/h, qualquer carro que não fizer a média prevista para a sua categoria terá a tentativa anulada e no caso dos carros a gasolina e etanol, também será anulada a tentativa caso não completem as doze voltas exigidas.

            Todo ano é lançado um regulamento, no qual estão especificações sobre o carro, inscrição das equipes e instruções complementares. A cada ano a competição vem se atualizando, usando, por exemplo, o GPS entre outros acessórios, e também está sendo cada vez mais rigorosa na cobrança das especificações implantadas no regulamento, para em breve chagar ao nível internacional e assim chegar a um dos principais objetivos dos organizadores que é a classificação direta dos três primeiros colocados aqui no Brasil para a Shell Eco-Marathon, a maior competição mundial dessa categoria que é realizada na França e tem a participação de países do mundo inteiro.

Uma curiosidade: os tanques de combustível dos carros, que antes eram em vidro, hoje são fabricados com um plástico especial derivado da cana-de-açúcar.

            Em 2010 a competição elevou muito seu nível, pela rigidez exigida no regulamento e também pela inspeção feita na competição. Neste ano algumas das principais mudanças foram a cobrança do cinto de segurança, sendo que este deveria suportar o peso do carro e piloto juntos, além de assoalho em todo o carro. Porém a maior cobrança ficou para o sistema de freios, o qual foi testado na inspeção feita em todo o carro um dia antes do início das provas e também antes do início de cada prova. Também em 2010 um dos carros foi selecionado para ficar exposto durante a realização da Fórmula 1 aqui no Brasil para divulgação da maratona.

            As premiações também estão melhorando a cada ano, no ano de 2010 o primeiro e o segundo colocados saíram com um Novo Uno 2010 zero quilômetro, e o terceiro colocado ficou com 2 motores EtorQ. Os prêmios ficam em nome da faculdade sendo usados apenas para estudo.

            A Maratona Universitária da Eficiência Energética é patrocinada pela Fiat, FPT - Powertrain Technologies, NSK Rolamentos, Heliar Baterias e Vzan.

            Site da Maratona - www.maratonadaeficiencia.com.br