Estrutura Técnica do Projeto

O PROMIC foi dividido em módulos técnicos, sendo estes caracterizados por grupos de trabalhos, com tarefas previamente definidas assim como responsáveis diretos pelas mesmas. A estrutura técnica do projeto está representada no diagrama abaixo:

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Módulo Propulsão

Este módulo compreende o dimensionamento do motor, transmissão, rodas, cubo de rolamento traseiro e freios.

 

Módulo Estrutural

Nesta estrutura principal serão instalados todos os demais sistemas do veículo, tais como motor, transmissão, direção e sistema elétrico, sendo de fundamental importância para o desempenho do protótipo.

Tal estrutura deve ser leve e resistente, por isso será construída de tubos de alumínio de pequeno diâmetro e espessura.

Para garantir a resistência mecânica de tal estrutura, a mesma será submetida à simulação em um software específico, o qual utiliza como base a teoria de elementos finitos. Com isso pode-se dimensionar a estrutura de acordo com os esforços que irão atuar no protótipo.

 

Módulo Direção

Um sistema leve, eficiente e confiável será utilizado para o sistema de direção do veículo. Os cubos das rodas dianteiras são encaixados por meio de blocagens em suportes do tipo ponta de eixo, os quais são conectados por articulações ao suporte do eixo. Este, um perfil quadrado, faz parte do chassi do veículo, assim o sistema de direção não tem partes sobressalentes que apenas somariam peso ao conjunto.

o sistema será construído em alumínio e polímeros, tendo assim alta rigidez para a segurança nas mudanças de direção e a leveza necessária para alcançar a meta de baixo consumo de combustível.